§§§AVISOS§§§
MATÉRIAS
EXTRAS
HISTÓRIA DA MAGIA - AULA 10

Os alunos do primeiro ano se dirigiam a sala de História da Magia se perguntando se hoje eles teriam aula daquela matéria, não que eles fizessem questão, muito pelo contrário, História da magia era detestada por nove em cada dez alunos. Não por causa dos professores antecessores, mas porque em geral o conteúdo daquela matéria tinha o mesmo poder nos alunos que a mais forte poção do sono.

Chegando lá, para surpresa geral, o professor já se encontrava presente, com o jeito um tanto aristocrático, o mestre se dirigiu a turma:

- Bom dia a todos, meu nome é Antony Perkins, sou o novo professor de História da Magia. Antes de mais nada, gostaria de salientar que o fato de trocar de professor no meio do ano é extremamente contra-producente, contudo circunstancias acima da vontade do conselho diretor, levou a substituição do professor responsável pela cadeira de História da Magia.

Iniciaremos nosso curso pelo princípio, ou seja, como a magia surgiu entre nós. Muito bem, ao longo dos séculos surgiram inúmeras teorias a respeito da origem da magia, contudo nenhuma conseguiu ser mais convincente do que aquela criada por Klaus Werner, renomado historiador da magia da faculdade bruxa de Berlim, que propôs, entre outras coisas, que a magia como nós a conhecemos hoje foi sistematizada por Merlin.

Mas antes de vocês saberem como Merlin desenvolveu as artes mágicas, é necessário inicialmente que tenham uma noção de como o homem foi criado, de acordo com a mitologia grega.

Reza a lenda que Prometeu, a muito custo, conseguiu convencer Zeus a criar uma raça que pudesse povoar o restante do planeta e não somente o monte Olimpo. Desta forma Prometeu criou o primeiro homem usando o barro, e foi um grande benfeitor da raça humana. O homem saiu de suas mãos nu, indefeso e sem armas.

Os Deuses eram muito perversos com os seres humanos. Prometeu era o único amigo dos Homens e, com pena deles, ensinou-lhes os segredos da vida. Inventou o arado para que o homem plantasse, a cunhagem das moedas para que houvesse o comércio, a escrita, a música e a mineração. E mais. Deu-lhes de presente o Fogo, que havia lhes sido privado por Zeus.

Zeus, então, que não queriam que os homens saíssem dos justos limites, colocando seus desejos mais altos que os destinos, resolveu castigar aquele cujo roubo havia ocasionado esta presunção profana. Indignado, Zeus puniu Prometeu mandando Hefesto acorrentá-lo a um rochedo inacessível no monte Cáucaso, onde uma águia vinha devorar-lhe diariamente o fígado; mas, como Prometeu era imortal, sua víscera refazia-se à noite. Essa tortura prolongou-se por tempos imemoriais, até que Prometeu foi libertado por Hércules.

Ao ser libertado por Hércules, Prometeu procurou o mais sábio dos homens, cujo nome era Merlin. E lhe concedeu poder de manipular a natureza por aquilo que ele chamava de magia, para que assim os homens pudessem se defender da ira dos Deuses. Pediu ainda que Merlin espalhasse para as gerações futuras as artes mágicas, para tanto concedeu a Merlin uma maior existência, ao passo que o mago viveu por mais de 500 anos.

Bom, hoje eu pararei por aqui, darei prosseguimento a aula falando de como Merlin difundiu a magia e qual foi a primeira mágica a ser criada.


Tarefa:

1) Segundo a mitologia grega, qual foi o Deus que criou o Homem? E como ele fez? (05 pontos)

2) Por que Prometeu procurou Merlin? E qual a importância de Merlin para a magia? (05 pontos)


Envie a resposta do Exercício para o E-Coruja da Professor Antony Perkins (antony_perkins2003@yahoo.com.br), informando seu nome de bruxo,sua casa e o número da sua conta em Gringotes. Não esqueça de colocar no assunto da mensagem: TAREFA de História da Magia - 1º ano

HogwartsEB Mail
Nome

Senha

 
Afiliações

 

Você é o nosso visitante nº: